O Tribunal de Contas da União (TCU) e o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-Ceará) divulgarão as listas de ficha suja para as eleições deste ano no dia 15 de agosto. A lista inclui políticos que enfrentam restrições devido a condenações e irregularidades. Os prefeitos de Baturité e Paracuru enfrentam problemas e devem recorrer para disputa em outubro. O ex-prefeito de Itapajé, que pretendia concorrer a vice, também precisa de recurso para participar da chapa.
O ex-prefeito de Itapajé, João Batista Braga, que possui três condenações, pretendia se candidatar como vice da prefeita Gorete Caetano. Para concorrer, ele precisaria obter uma liminar. O prefeito de Paracuru, Wembley Beim, também enfrenta problemas semelhantes com o TCE-Ceará. Já o prefeito de Baturité, Herberlh Mota, é outro nome que enfrenta questões após recente condenação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Esse trio de políticos cearenses e outros em situação parecida precisarão buscar liminares no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e no TSE para viabilizar suas candidaturas.