Oito cidades cearenses terão aplicação das provas, neste domingo (18), do Concurso Público Nacional Unificado (CNPU), considerado o maior concurso da história do país em números de inscritos. Mais de 70 mil pessoas se inscreveram para realizar a prova no Ceará.
Os candidatos terão provas durante a manhã e a tarde de hoje. Pela manhã, o fechamento dos portões acontece às 8h30, com provas iniciando a partir das 9h. À tarde, o início das provas é às 14h30.
A seleção unificada reúne mais de 6 mil vagas para 21 órgãos federais. As oportunidades de emprego estão espalhadas por todos os estados do Brasil, e o maior salário inicial é de R$ 22,9 mil para o cargo de auditor fiscal do Ministério do Trabalho.
Mais de 2 milhões de pessoas se inscreveram em todo o país. O total de inscritos para realizar as provas nas cidades do Ceará é de 71.513 candidatos, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Confira as cidades do Ceará com aplicação de provas:
São 61 municípios com aplicação de provas no Nordeste e 228 cidades no Brasil, com mais de 70 mil salas destinadas para as provas em todo o país.
Graduado em Administração Pública, o candidato Carlos Daniel acordou às 4h para viajar da cidade de Aracoiaba, no interior do Ceará, para fazer a prova em Fortaleza.
"Esse já é meu terceiro concurso só esse ano, estudo há muito tempo pra concurso, almejo ser servidor público e acredito que dessa vez dá certo, estou confiante", comentou ao chegar no local de prova, no bairro Joaquim Távora.
Além de ter conhecimento na área por conta da graduação, Carlos relata que fez cursos virtuais e estudou bastante por conta própria para se preparar.
Ele espera conseguir alguma vaga dos órgãos com cargos disponíveis em Fortaleza, como a Secretaria da Fazenda e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).
Candidatos chegam para realização de prova do Concurso Público Nacional Unificado em Fortaleza neste domingo (18) — Foto: Kilvia Muniz/SVM
⏱️ PROGRAMAÇÃO DO CNU (horário de Brasília):
A professora e concurseira Ana Lúcia Gomes pretende conseguir uma vaga para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Ceará e se preparou para a maratona de provas de hoje.
"São dois turnos de prova, então um lanche, água pra aguentar o tempo todo de prova... Estou nervosa, mas quando chegar lá, vou tentar relaxar", afirmou a candidata no começo da manhã.
Os cadernos de prova deverão ser divulgados pelo Ministério da Gestão apenas à noite. O g1 terá a correção da prova a partir do momento em que os cadernos forem divulgados (acompanhe aqui), com gabaritos extraoficiais. Os gabaritos oficiais só saem nesta terça-feira (20).
O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) em números — Foto: g1
Para as provas da manhã, os candidatos serão distribuídos em 8 blocos, conforme as vagas de seus interesses e o nível de escolaridade.
Quem concorre a vagas de ensino superior (blocos 1 a 7) terá que responder a 20 questões objetivas sobre conhecimentos gerais, além de uma questão dissertativa, neste período.
Enquanto isso, os candidatos a vagas de ensino médio (bloco 8) responderão a 15 questões objetivas, além de fazer uma redação.
À tarde, as provas de nível superior serão constituídas de 50 questões objetivas sobre conhecimentos específicos. Haverá uma avaliação diferente para cada bloco.
Já a prova de nível médio será formada por 45 questões objetivas sobre matemática, noções de direito e realidade brasileira.
De acordo com o Ministério da Gestão, a divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas e redações será no dia 8 de outubro.
O resultado definitivo do Concurso Nacional Unificado deve ser anunciado no dia 21 de novembro, com etapas de convocação para posse e cursos de formação previstas para janeiro de 2025.
Mín. 23° Máx. 27°