Deputados da Assembleia Legislativa criticaram, na manhã desta terça-feira (20), ação política do prefeito Sarto, que na semana passada realizou uma manifestação cobrando divulgação de vídeo em que o atual presidente da Casa, Evandro Leitão (PT), teria se posicionado contra a abertura da “CPI do Narcotráfico”.
“Fico me perguntando onde fica o respeito à nossa instituição quando colocam deputados, Mesa Diretora, servidores… Quando vejo um ex-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual por várias vezes, vir a frente da nossa Casa para fazer cobrança que ele poderia fazer através de seu jurídico”, iniciou o deputado Felipe Mota (União).
De Assis Diniz (PT) também se posicionou sobre o tema e chamou de “espetáculo deprimente” o ato realizado pelo prefeito Sarto e apoiadores. O ex-prefeito Roberto Cláudio e o vice-prefeito Élcio Batista também estiveram presentes à manifestação.
Ainda segundo o petista, Sarto foi responsável por “montar uma propaganda mentirosa, de uma fakenews”. Segundo ele, tanto o deputado Evandro Leitão quanto Sarto assinaram o pedido da CPI do Narcotráfico, mas somente Sarto teria retirado seu registro, a despeito de Leitão ter se posicionado contra a abertura do inquérito na tribuna da Casa.
“O senhor deputado estadual José Sarto protocolou a retirada do seu nome da CPI. E quando nós assistimos aquele vídeo, com aquela cara de engraçadinho, porque ele não disse que ele retirou a assinatura? Por que ele não assume suas posições?”, questionou.
Corrupção
O deputado Cláudio Pinho (PDT), que havia solicitado o vídeo com as imagens em que Evandro se coloca contra a CPI, afirmou que vai à Justiça garantir seu direito de deputado estadual para ter acesso ao conteúdo. Já Jeová Mota (PDT) sugeriu que os deputados se desloquem até a Prefeitura para apontar que o prefeito mentiu por ter dito que assinou o requerimento.
Em defesa de Evandro, Osmar Baquit (PDT) afirmou que o presidente da Assembleia Legislativa “nunca respondeu CPI por corrupção nem na Câmara e nem na Assembleia”, insinuando que Sarto teria respondido por inquéritos nas casas. “Assuma sua covardia. Fortaleza precisa de mudança, de um prefeito que tenha coragem para fazer as obras para dar qualidade ao nosso povo”, cobrou Larissa Gaspar (PT).
Mín. 23° Máx. 27°