O prefeito de Baturité, Herberlh Mota, foi alvo de operação da Polícia Federal (PF), nesta terça-feira (3). A ofensiva faz parte da Operação "Protocolo III", que tem o intuito de apurar possíveis crimes eleitorais e do estatuto do desarmamento, supostamente praticados pelo candidato a prefeito. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, sendo um em Fortaleza e três no município de Baturité, entre eles na residência do chefe do Executivo municipal e do vice-prefeito, Irmão Carlinhos.
As investigações tiveram início a partir de notícia crime dando conta do uso indevido de equipamento incendiário em via pública durante campanha eleitoral, com perigo de incêndio e de gerar dano à integridade física de pessoas e de bens de terceiros.
Segundo a PF, essa ação temerária está diretamente relacionada ao contexto eleitoral, onde o uso do equipamento incendiário parece simbolizar poder e representar uma afronta à estabilidade pública, que deve ser preservada durante a propaganda política.
A ofensiva desta terça, além de reunir elementos probatórios para a conclusão do inquérito policial, tem como objetivo apreender os artefatos e/ou equipamentos piromaníacos utilizados de forma ilegal por um candidato durante a campanha eleitoral.
Assista aos vídeos: