Na tarde desta sexta-feira (20), o governador Elmano de Freitas assinou, em solenidade do Palácio da Abolição, o termo de compromisso junto ao Ministério da Educação para a construção de 55 Escolas de Tempo Integral, distribuídas em 54 municípios. O investimento é por meio do Novo PAC Seleções, do governo federal, de R$572 milhões.
Elmano falou sobre a importância da ampliação do número de escolas no Estado, que é uma das referências em educação no Brasil. “Para nós é uma alegria muito grande poder anunciar algo tão importante, que tenho muito orgulho. Queremos construir neste estado uma educação pública que tenha o tempo integral desde os primeiros anos até o ensino médio. O apoio do governo federal é fundamental para que possamos alcançar nosso grande objetivo: a universalização das escolas em tempo integral”, destacou o governador.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
No total, serão quatro unidades da rede estadual, com Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral e 51 da rede municipal, com as escolas de Ensino Fundamental.
O ministro Camilo Santana reforçou o destaque do Ceará na educação em todo o país. “Uma das grandes prioridades do presidente Lula tem sido a Escola em Tempo Integral. Hoje, o Ceará é destaque nacional. Todo mundo se espelha no Ceará e isso foi um dos motivos para que fôssemos convidados para o Ministério. O Ceará é o único estado que já cumpriu um pacto que fizemos com todo o país para ser alcançado até 2030, que é para que nenhum estado brasileiro tenha menos de 80% de suas crianças alfabetizadas na idade certa.", enfatizou.
A divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023 mostra o Ceará no primeiro lugar no Ensino Fundamental, e o terceiro melhor índice do país na avaliação de Ensino Médio tradicional e Médio integrado à Educação Profissional.
O Estado possui as 10 melhores escolas públicas do Brasil nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dentre as 21 instituições de ensino que alcançaram a nota 10 na lista nacional, 15 estão em território cearense.
Mín. 25° Máx. 28°